terça-feira, abril 30, 2013

Depois da Canabis medicinal, Psilocibina [e Ayahuasca] medicinal?

Greg Miller relata em matéria na Wired sobre a
terceira reunião anual da Ciência Psicodélica em Oakland, Califórnia.
Tradução de post original no The Dish.

O neurocientista brasileiro Dráulio Barros de Araújo e sua equipe descobriram que a ayahuasca reduz a atividade neural em algo chamado "rede neural em modo padrão" (default mode network), uma teia de regiões cerebrais interconectadas que é ativada sempre que as pessoas não estão focadas em qualquer tarefa específica. Torna-se ativa quando as pessoas 'sonham acordadas' ou deixam suas mentes divagar, por exemplo. A 'rede neural em modo padrão' tem sido um tema quente no campo da  neurociência nos últimos anos. Os cientistas não sabem realmente o que ela faz, mas têm investido tempo e energia em especulações. Uma interpretação é que a atividade nesta rede pode representar o que nós experimentamos como o nosso monólogo interno, e pode ajudar a gerar o nosso senso de individualidade.

No ano passado, cientistas britânicos relataram que a psilocibina, o ingrediente ativo dos cogumelos mágicos, assim como a ayahuasca, têm o efeito de reduzir a atividade na 'rede neural em modo padrão' do cérebro. Os pesquisadores sugeriram que a interferência com a 'rede neural em modo padrão' pode ser a forma como as drogas psicodélicas produzem a experiência que os usuários costumam descrever como uma 'desintegração do eu', ou até mesmo um sentido de unidade com o universo.
Esse efeito, combinado com "um crescente sentimento de frustração com a falta de novos e promissores medicamentos psiquiátricos na indústria farmacêutica", provocou conversas interessantes entre os participantes do evento:
Diversos cientistas na conferência apontaram para pesquisas que demonstram que a atividade na 'rede neural em modo padrão' do cérebro é elevada em pessoas com depressão. Pelo fato da psilocibina e da ayahuasca aparentemente causarem o efeito de amortecer a atividade nesta rede, talvez pudessem ajudar no tratamento do problema. É difícil ligar os pontos sem uma forte dose de especulação, mas uma idéia possível é que a atividade elevada na 'rede neural em modo padrão' reflete muito a atenção dirigida para dentro. Pessoas que apresentam quadros da depressão, segundo a avaliação corrente, estão presos em um ciclo interminável de auto-exame crítico, e portanto um pouco de dessincronização neural pode ajudá-los a reiniciar (reboot).
Mas é sempre tão difícil fazer com que a ciência contemple as possibilidades terapêuticas destes compostos quando eles ainda estão completamente fora da lei. No caso da Grã-Bretanha, cogumelos com psilocibina só foram proibidos há oito anos. Em vez de examinar as propriedades que podem ajudar os seres humanos, decidimos proibi-los, pois eles podem causar a alguém em algum lugar um pouco de prazer, e até mesmo a paz.

(Foto: cogumelos mágicos colombianos frescos, legalmente à venda no mercado de Camden em Londres, em junho de 2005, antes de tais vendas tornarem-se crime.
Por Photofusion / Universal Images Grupo via Getty Images.).